Dicas e Novidades

Voltar
HONDA CRF 450L: UMA MOTO ON/OFF QUE QUERÍAMOS TER NO BRASIL
04/06/2018 - 13:43:22
HONDA CRF 450L: UMA MOTO ON/OFF QUE QUERÍAMOS TER NO BRASIL

A CRF 450R é uma moto vitoriosa em pistas de motocross de todo o mundo e agora a Honda confirmou o lançamento do modelo derivado dela, voltado ao uso misto, de rodovias ao enduro. Trata-se da Honda CRF 450L 2019, uma versão ‘amansada’ da 450R, devidamente homologada e emplacada para circular em ruas e estradas – mas não brasileiras, infelizmente.
O modelo já está confirmado para alguns mercados, incluindo Austrália e Estados Unidos – onde está em pré-venda por U$ 10,399 (algo próximo dos R$ 37 mil) e chega às lojas em setembro. Contudo, ‘não há nenhuma previsão ou estudo para trazer o modelo ao Brasil’, informou oficialmente a Honda, via assessoria de imprensa. Para lembrar, em 2013 a marca lançou aqui a CRF 250L (derivada da CRF 250R, também de competição) que teve vida curta. Foi importada apenas um ano e emplacou menos de 700 unidades (segundo a Fenabrave). Portanto, considerando mercado, posicionamento da marca, preço e histórico de aceitação, é pouquíssimo provável (para sermos otimistas) que a Honda mude seus planos e traga a CRF 450L, mas não custa sonhar…

Honda CRF 450L – um dual sport pronta para qualquer pedreira

Como já dito, o modelo deriva da CRF 450R e por isso herdou o chassi em alumínio da irmã, sem alterações. Já o motor precisou ser suavizado, a fim de oferecer segurança a motociclistas menos experientes do que pilotos profissionais de motocross. Assim, manteve seu cabeçote OHC Unicam (com duas válvulas por cilindro) mas teve seu sistema de alimentação (PGM-I) remapeado, a taxa de compressão foi reduzida (de 13,5: 1 para 12,0: 1), o pistão passou a usar três anéis (no lugar de um na R) e as válvulas fornecem uma distribuição mais suave de potência e torque. A Honda não divulga números de potência máxima, mas para fins de comparação, a CRF 450R gera estimados 59,9 cv. O câmbio também é novo, com 6 marchas (e não cinco), para melhores respostas em viagens.
A CRF 450L é uma autêntica dual sport, apta não apenas a passeios ou viagens em estradas não pavimentadas, mas pronta para encarar trilhas e obstáculos dignos de provas de enduro – fato evidenciado pelas excelentes suspensões e construção leve e robusta, com o moderno chassi em alumínio. Por isso, era ansiosamente aguardada em mercados com mais tradição no segmento, como nos Estados Unidos (onde a CRF 250L segue à venda, junto da XR 650L), por exemplo. Esta ‘falta de tradição’ é mais um dos fatores que reduz a possibilidade de vermos o modelo rodando por aqui e, até que novos ventos sobrem, resta-nos ver a irmã CRF 450R em posição de destaque nas maiores competições do País.

Fonte: motonline.com.br


Faça-nos uma visita:
Estrada Geral Retiro, S/N    -    Lote 08
Área Industrial      -     CEP 88715-000
Retiro  -   Jaguaruna  -  Santa Catarina
Segurança Desempenho
Faça-nos uma visita:
Estrada Geral Retiro, S/N  - Lote 08 - Área Industrial
88715-000      -      Retiro     -     Jaguaruna     -     SC
Volt Baterias - Todos os direitos reservados - 2014
Segurança Desempenho
Bureau Veritas - Inmetro